Postado 5 de setembro de 2024 em Banho, Cama, Decoração, Dica por Redator
Mas você sabe como escolher e cuidar dessas peças que são tão delicadas?
Se a resposta for não, você está no lugar certo. Nós, da AMOEDO, vamos te dar algumas dicas de como escolher e cuidar destas peças.
As “roupas de cama” incluem peças como fronhas, lençol de elástico, lençol de cobrir, edredom, colchas, mantas e cobertores. Há também os adicionais como capa de edredom, protetores de colchão, almofadas e saias para camas box.
Todas essas peças em harmonia formam a cama dos sonhos: confortável para dormir e charmosa na decoração do quarto.
A malha é um tecido 100% de algodão, que se diferencia apenas pela trama dos fios. A principal vantagem da malha é ser antialérgica e não exigir ser passada à ferro. Por outro lado, ela tem baixa resistência e durabilidade, além de ser propícia para a formação de bolinhas, motivo pelo qual é uma opção mais barata que o algodão plano. Este tecido exige um cuidado especial e deve ser lavado de forma suave.
As roupas de cama de algodão são duráveis, macias e permitem a respiração. É um tecido sustentável e ecológico, cuja produção utiliza menos água e produtos que prejudicam o ambiente.
Por ser um tecido natural, o algodão fica mais macio a cada lavagem, sendo um dos materiais mais duráveis para a roupa de cama. Os cuidados com este tecido são os mais conhecidos e sua lavagem pode ser feita até mesmo em máquinas de lavar.
O linho é um tecido de fibras naturais e mais ecológico, ele é ideal para climas mais quentes, dando uma sensação de conforto e frescor, já que absorve mais umidade que o algodão. Porém, o linho é um tecido que exige um cuidado maior, sendo aconselhado a lavagem a mão e a secagem em ambientes arejados.
Essas peças do seu enxoval precisam ser lavadas e secas com cautela, não só para que elas durem por mais tempo, como também para evitar que a capacidade de absorção seja comprometida. Além disso, a boa higienização das toalhas e roupões garante que eles fiquem bonitos, felpudos, sem manchas e completamente livres de fungos e bactérias que causam mau cheiro
O primeiro passo na hora de lavar as roupas de banho, é separá-las por cores. As brancas e beges podem ser lavadas juntas. As pretas devem ficar com as azuis marinho, marrons e grafites. Já as rosas, verdes, amarelas, corais e vermelhas podem ser colocadas em um mesmo ciclo de lavagem. Assim evitamos manchas e transferência de cores das peças mais escuras para as mais claras.
Alguns fabricantes de toalhas pedem para evitar o uso de amaciantes. Isso porque ele pode acabar impermeabilizando a toalha, o que faz com que ela se torne menos absorvente.
Isso também diminui a eficácia da lavagem. Assim, mesmo lavando as toalhas corretamente, o amaciante acumulado nas fibras faz com que a água e o sabão não penetrem direito.
Antes de colocar as roupas de banho na máquina de lavar, o ideal é molhar as peças para evitar que elas encolham durante a lavagem. Faça esse procedimento independente da toalha ser nova ou velha.
Exceto em casos de toalhas muito sujas, toalhas e roupões nunca devem ser lavados com água quente demais. Mesmo se a sujidade estiver impregnada, é preciso respeitar a temperatura máxima de 60°C.
Ferros a vapor podem deixar suas toalhas úmidas, e toalhas úmidas são sinônimo de mofo e mau cheiro. Já passar toalhas sem vapor tira a maciez e também encurta sua vida útil. Então, elas vão da máquina para o varal e do varal direto para o guarda-roupa. Um trabalho a menos!
Com estes cuidados você terá peças limpas, bem cuidadas e lindas por muito mais tempo. E na AMOEDO Home Decor você encontra tudo o que precisa para o seu enxoval.