Compre no PIX ou Boleto e ganhe 5%

Informe seu CEP

Alterar CEP

Nossas Lojas
Wishlist

Links Carregados

Manutenção De Aquecedores: Dicas, Ideias E Cuidados Básicos

O aquecedor a gás vem cada vez mais se tornando uma ótima opção para enfrentar os períodos mais frios do ano. Afinal, ele é um equipamento que contribui significativamente para o conforto térmico e com ele, a pessoa pode tomar banho em temperatura mais agradável, bem como lavar a louça com água quente.

No entanto os aquecedores são equipamentos um tanto quanto perigosos se não for feita manutenção da forma correta. Acidentes e falhas no funcionamento podem ser comuns se uma série de cuidados não for respeitada, afinal, sabemos que todo produto tem um período de vida útil, e para que não haja a necessidade em trocá-lo torna-se fundamental investir tanto em manutenções corretivas, quanto as preventivas.

Manutenções preventivas

A dica inicial que você precisa se atentar, é saber que depois de instalado, é recomendado que o aparelho passe por manutenções periódicas, que são diferentes das manutenções corretivas.

A manutenção preventiva tem como finalidade garantir que o aparelho continue funcionando com segurança e eficiência ao longo do tempo. Para isso, o ideal é acionar uma assistência técnica capacitada e eficiente que mantenha o seu aquecedor sempre funcionando da melhor forma.

O processo de manutenção preventiva é composto por uma revisão geral do aquecedora gás e de seus acessórios. No aquecedor devem passar por limpeza: os filtros, queimadores e as ventoinhas (para os modelos que possuem).

Outros componentes, como trocador de calor, fiações, regulagens internas e diafragma (para os que possuem), devem ser vistoriados, a fim de garantir o correto funcionamento do aparelho. E de novo, sempre aposte na manutenção feita por um profissional devidamente qualificado, do serviço técnico autorizado da marca.

Intervalos para manutenção

Para uso em residências, a manutenção preventiva é recomendada ser feita uma vez por ano.

Uma dica boa é se planejar para fazer essa vistoria no período que precede a estação de inverno. Isso porque, é na época mais fria que o aquecedor se faz mais necessário e é mais exigido, portanto é ideal que esteja funcionando a plena capacidade. Deixar para fazer a manutenção de última hora pode gerar muitos transtornos e correrias desnecessárias.

Cuidados essenciais para a manutenção do aquecedor a gás.

Independente das manutenções preventivas feitas por profissionais, existem certos cuidados básicos que você mesmo pode ter no dia a dia para aumentar a vida útil do aquecedor. A primeira dica é o fechamento do registro de gás. Essa dica é importante, pois o adequado fechamento do registro de gás contribui para que não haja um acionamento inesperado do equipamento. Desse modo, não gera nenhum tipo de surpresa enquanto há a manutenção do produto.

Outro cuidado simples, mas que ajuda muito é realizar a limpeza esporádica do equipamento. A maioria dos aquecedores tem uma capa externa que pode ser limpa com o uso de um pano úmido e sabão, que deve ser neutro. Em hipótese alguma aplique produtos inflamáveis ou abrasivos.

Trocaras peças também é uma atitude que pode te poupar de muitas dores de cabeça futura e impede que o aquecedor pare totalmente de funcionar e te deixe na mão. É provável que, durante a manutenção de aquecedores, o técnico identifique a necessidade em realizar essas trocas de uma ou mais peças.

Se esse for o seu caso, a dica é sempre investir em peças que sejam originais. Às vezes, você pode encontrar peças “mais baratas”, mas os riscos são maiores de acidentes e, se isso acontecer, não terá a quem reportar. É o famoso “barato sai caro”.

Outro ponto que poucas pessoas sabem é a necessidade de manutenção da drenagem do aquecedor. A drenagem envolve o fechamento do registro de água fria e abertura de uma torneira com água quente.

Também é preciso alguns cuidados essenciais com os fios dos aquecedores, já que eles muitas vezes são a causa dos acidentes com esse tipo de equipamento. O ideal aqui é deixar sempre os fios dos aquecedores em uma posição que não fiquem torcidos, pois torcê-los aumentam as chances de que sejam deformados e gerem danos que comprometam o bom funcionamento.

Como verificar se está tudo certo e não está tendo vazamento de gás?

Se você desconfia que alguma coisa de errada esteja acontecendo com o aquecedor, existem alguns sinais que te ajudam a identificar o problema.

Alguns fatores dificultam a detecção de monóxido de carbono (CO) no ambiente, já que o gás é incolor, insípido, inodoro e não irrita as mucosas.

Uma maneira de percebê-lo é pela coloração da chama no queimador, se ela não estiver azulada – característica da combustão completa do gás natural pela quantidade correta de oxigênio – pode ser um indício de emissão de CO.

Depois de todas essas dicas você está sabendo tudo de manutenção de aquecedores e não vai mais ter dores de cabeça e ficar sem aquele banho quente no final do dia.

Para concertar e fazer a manutenção do seu aquecedor, conte com a ajuda da Amoedo. A assistência técnica autorizada da Amoedo, tem mais de 45 anos de experiência e conta com profissionais experientes e gabaritados que vão realizar o melhor serviço possível para o seu produto!

 Entre em contato e agende a sua visita!